terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Pais-discípulos


Olá amigos, estive por um tempinho em descanso, mas estamos de volta para em 2010 continuarmos com o discipulado de Jesus. Desejo um novo ano cheio de bênçãos e uma maior consagração de cada um de nós ao Senhor Jesus.


Hoje vou postar uma mensagem muito significativa para todos, especialmente para os pais que querem ter filhos vitoriosos. Quando eu era criança meu pai, um bom homem, mas com pouca instrução, quando me encontrava e meus irmãos fazendo algo errado, que ele também fazia, então dava uma bronca e falava: “façam o que digo e nunca o que faço”. Aquilo sempre foi contraditório para mim. Muitos pais esquecem que seus filhos os copiam em muito. Então, para o discipulado ter êxito você precisa primeiro ser um discípulo, daí a necessidade dos pais serem e assim discipularem seus filhos pelo exemplo, preparando-os para a vida eterna.

Pais-discípulos

Jesus ordenou Seus seguidores a irem a todos os lugares e fazer discípulos. Anteriormente, Ele havia definido o que entendia por discípulo.

Que princípios bíblicos ajudam a definir a missão do lar cristão? Mat. 28:18 e 19; João 8:31; 13:35; compare com Deut. 6:6-9

Discípulo é alguém que segue o ensino de seu mestre (João 8:31). Este tipo de discípulo compartilha as verdades sobre Cristo com outros que as absorvem. em outro lugar, Jesus definiu os discípulos como pessoas que sabem amar os outros (João 13:35). Por esta definição, o ato de fazer discípulos significa ajudar as pessoas a se tornarem indivíduos que amam a Deus e amam as pessoas.

Pais formadores de discípulos. A família é um lugar natural para transmitir as ordens de marcha de Jesus. Os pais têm a missão de atrair os filhos a Jesus e convidá-los a ser discípulos dEle. As definições de ser e fazer discípulos se aplicam ao lar cristão. A família é o lugar mais natural para que os filhos absorvam verdades e valores. Também é na família que os filhos recebem as primeiras mensagens sobre o amor. Uma relação de amor com pais que amam apaixonadamente a Jesus e trazem esse amor para o seu relacionamento com os outros também aumenta a probabilidade de que a criança cresça amando Jesus e os outros. Essa criança está apta a ser mais bem-sucedida com seus próprios filhos e muito provavelmente formará amizades que levem naturalmente a um testemunho frutífero.

Qual é a condição prévia para os pais antes de tentarem guiar espiritualmente os seus filhos? Deut. 6:5 e 6; compare com Deut. 6:18.

Por que é mais importante criar os filhos para conhecerem um Salvador perfeito do que criar filhos perfeitos? Pense em sua experiência pessoal com as boas-novas do evangelho. Que testemunho de fé você gostaria que seus filhos conhecessem?


Lição da Escola Sabatina  Nº 5- 1º Trimestre de 2006.

3 comentários:

MarleneMarla disse...

Jesus veio à Terra para revelar o amor do Pai. Algumas coisas não podem ser descritas; elas têm que ser mostradas. O maior testemunho do nosso amoroso Pai é o exemplo desse amor, vivido dia após dia, na vida dos seus seguidores. O exemplo mais poderoso da autenticidade do cristianismo é a maneira como vivemos.
O foco do cristianismo não está no tentar salvar a mim mesmo. Estar em dar tudo de mim para salvar outros, participando da missão de Jesus. Está aí, de fato, a alegria de ser um discípulo.

MarleneMarla disse...

E aos pais, Deus deu a grande responsabilidade de educar filhos para Sua glória.Segundo E. White,os pais receberam a honra de que devem ocupar o lugar de Deus para com os filhos.(A Ciência do Bom Viver,p.163)
"Felizes os pais cuja vida é um verdadeiro reflexo da divina, de modo que as promessas e mandamentos de Deus despertem na criança gratidão e reverência; ... e que, ao ensinarem o filho a amá-los, a neles confiar e obedecer-lhes, estão ensinando-o a amar o Pai do Céu, a nEle confiar e obedecer-Lhe... (Idem)

MarleneMarla disse...

Pr. Geovan
Mais uma vez estou acessando seu blog e lendo essas maravilhosas mensagens sobre discipulado.
Coloquei a revista UM DIA DE ESPERANÇA no Marlenemarla. Dê uma olhada, se gostar posso lhe mandar o código, OK?
Abraço

Marlene