Marcos 1: 16-20
Olá amigos, quero deixar mais uma reflexão sobre o discipulado, para ajudar um pouco mais na compreensão do que é ser discípulo de Jesus.
Parece que em nossos dias vivemos uma crise de compromisso com Deus em sua igreja, muitos tem negligenciado o chamado de Deus, limitando o seguir a Jesus a meramente o congregar. Muitos estão, ou inertes ou fazendo algo meramente por fazer, mas, não estão cumprindo uma ordem superior do seu chamado, do “ide e fazei discípulos”.
Os que realmente são obedientes a grande comissão de Jesus, o são porque compreenderam o significado de ser um seguidor fiel, um discípulo de fato.
Podemos falar que Jesus sempre observou aqueles que Ele chamou para sua obra salvadora. Então, veremos alguns pontos no chamado que Jesus faz em Marcos 1:16-20. observemos que o comprometimento é imediato, nos indicando que cada um que aceita este chamado assim deve proceder.
Caminhando junto ao mar da Galiléia, viu os irmãos Simão e André, que lançavam a rede ao mar, porque eram pescadores.Disse-lhes Jesus: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens. Então, eles deixaram imediatamente as redes e o seguiram. Pouco mais adiante, viu Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, que estavam no barco consertando as redes. E logo os chamou. Deixando eles no barco a seu pai Zebedeu com os empregados, seguiram após Jesus. Marcos 1: 16-20
Aqui vemos as caracteristicas dos homens e mulheres que Deus desafia. Jesus viu aqueles homens e percebeu quem eram. Ele ver a quem chamar e devemos ver quem é O que nos chama, pois a nossa missão não é de homens.
Analisemos as peculiaridades daquelas pessoas que Jesus chamou:
1) CHAMOU PESSOAS COMPROMETIDAS. Não eram eruditos e nem teólogos, mas pessoas simples, dispostas ao trabalho, dispostas a assumir responsabilidades E COMPROMISSOS. Não eram pessoas ociosas. Não eram pessoas que estavam em busca de receber alguma coisa.
Em Mateus 14:34, Jesus fala do sal que perde o seu sabor, mas, continua sendo sal, embora não cumpra mais a sua função. O sal sem sabor se refere aos cristãos que não pagam o preço do compromisso. Se conformam com uma vida cristã anêmica, não geram frutos espirituais porque não apresentam bom testemunho ao mundo que os cercam. Você acha que esse tipo de pessoa é ridicularizada pelos que vivem à sua volta? (Mt 18:7).
Qual o motivo que Deus chamou pessoas simples?
Porque a obra dEle não é complexa, é muito simples. Basta você aceitar, obedecer e ele dará os meios para a execução. Mas, muitos servem a pessoas e não a Deus. As pessoas complicam a obra de Deus.
2) CHAMOU PESSOAS COM SEDE DE DEUS. Não eram meramente religiosas, mas ansiavam pelo o reino de Deus. “Achamos o Messias” gritaram e o seguiram pra valer, esqueceram do que deixaram.
Achar o Messias é aceitá-lo, servi-lo e obedecê-lo fielmente.
3) CHAMOU PESSOAS COM AMBIÇÃO. Eram pescadores, dispostos a enfrentar o mar. E Jesus aumentou a expectativa deles mostrando que o mar, agora seria o mundo; e os peixes, seriam os homens e mulheres. Pescadores são pessoas valentes, dispostas a enfrentar as ondas e as tempestades. Jesus sabia que estas pessoas seriam excelentes discípulos. Valentes e fiéis.
4) CHAMOU PESSOAS CAPAZES DE ACEITAR DESAFIOS. Ser discípulo de Jesus é aceitar os desafios da obra missionária, e não viver pensando só em si….nem casa para morar eles tinham, e Jesus não lhes prometeu nada, a não ,ser um lar eterno.
Foram chamados para dar e não para receber. Muita gente vai à Igreja só para receber algo material...
Então, de maneira sintética vemos que estes homens não eram ao olho terrestre pessoas extraordinárias, mas estavam dispostos a aceitar “A MISSÃO...”. E se formos como estes discípulos, obedientes ao chamado, não viveremos a crise de compromisso dos dias de hoje.
Lembre-se, se você não está fazendo nada para Deus, nada será sua recompensa e continuará a servir a nada. Deus não chama ociosos, mas pessoas laboriosos e audaciosas em sua causa de salvação .
“Depois disto, ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós?...” Isaías 6:8
Se você pode responder a esta pergunta, pode servir a Deus como um discípulo na seara do Senhor. Seja uma pessoa simples e siga as ordens do Mestre e verá uma grande e maravilhosa atuação do Espírito Santo em sua vida. Simples assim.
Que Deus te abençoe ricamente nesta vida de discípulo!